quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

HISTERIA NACIONAL - Síndrome Atual dos que Gostam de Espalhar o Caos -

A propósito da deslocação da sede fiscal do maior acionista do grupo Jerónimo Martins para a Holanda, temos assistido a uma generalizada histeria nacional.

Na comunicação social escrita e televisiva assiste-se à condenação imediata da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e, de uma forma mais banal, à cadeia de distribuição Pingo Doce.
Desde a oposição que acusa esta mudança de crime de lesa-pátria, de políticos fora do activo que pedem explicações ao governo e até de um ex-conselheiro de Estado que ameaça deixar de fazer compras no Pingo Doce, tudo tem servido para apelar à histeria nacional, numa forma gratuita de espalhar o caos na opinião pública portuguesa, que aliás, é cada vez mais apenas um reflexo da opinião publicada.

Nas redes sociais multiplicam-se os impropérios, as piadas brejeiras, outras piadas com piada, os apelos aos boicotes nos supermercados Pingo Doce e outras formas de denegrir a imagem do grupo Jerónimo Martins.
Anónimos, figuras públicas, técnicos ou leigos todos clamam por justiça e pouca brandura para com o Sr. Alexandre Soares dos Santos e para com todo o grupo Jerónimo Martins.

Tudo, claro está, em nome de um alto sentido patriótico que inundou a sociedade portuguesa neste início de 2012.
Mesmo que a maioria dos actuais indignados contra esta deslocação para a Holanda sejam consumidores das Zaras, Jumbos, Ikeas, Hugos Boss, Lacostes e afins, e passem férias no estrangeiro, têm todo o direito à sua indignação.

Para todos os que tem bramido por esta causa e que não querem fazer mais compras no Pingo Doce, aqui vai um conselho:
Sejam coerentes e anulem os vossos contratos de tv por cabo com a Zon, fechem as vossas contas do BCP, acabem com todos os serviços da PT, não se mantenham na rede Optimus, abdiquem dos serviços da EDP, exijam construções que não utilizem cimento da Cimpor, não utilizem estradas cuja concessão seja da Brisa, não abasteçam nem consumam gás da Galp, certifiquem-se que o papel usado não é de fabrico da Portucel e tenham cuidado ao utilizar alguma ponte, pois pode ser obra da Mota-Engil.
 
E assim, de um modo patriótico, tratamos todos de forma igual, sem discriminar o Pingo Doce.
Afinal todos partilham da mesma situação, só que desta vez cometeram o erro político de o anunciar.



NOTA: No texto, não emiti nenhuma opinião ou juízo de valor sobre esta tomada de decisão da Sociedade Francisco Manuel dos Santos. Não defendo, nem condeno esta situação, que muitas outras empresas também praticam. Ser na Holanda é menos mau do que alguns chamados "paraísos fiscais" onde nem garantias de honestidade fiscal existem. Creio que cada caso é um caso e qualquer governo (laranja, rosa, amarelo ou vermelho) tem de ter muito cuidado com a ingerência em decisões de gestão das empresas privadas.
O texto publicado é apenas a minha visão sobre a histeria coletiva que surgiu após este anúncio. Nada mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente. Diga bem ou mal. Explique-me.