sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

DESTAQUES de 1ª PÁGINA

Pacheco Pereira tem dito em vários locais que o Jornal de Notícias (JN), constantemente, atenua ou omite factos relacionados com o Futebol Clube do Porto, além de ser um órgão de comunicação social extremamente bairrista.

Muitos têm achado um exagero e uma embirração pessoal de Pacheco Pereira.

Vale o que vale, mas ao ver a capa do JN de sexta-feira, 22 de Fevereiro, dia seguinte à qualificação de Sporting (SCP) e Benfica (SLB) na Taça UEFA, será que alguém ainda vai achar exagero ou embirração?

Eis os factos: Todos os jornais diários não desportivos que optaram por chamar à primeira página o facto da qualificação de SCP e SLB, ao optarem por colocar uma fotografia, foi sempre do jogo de Basileia e/ou de Nuremberga, sendo a única notícia relacionado com desporto, além da referência à desqualificação do Braga na mesma competição.

Pois o JN, apesar de fazer referência aos factos, destaca, com imagem em tamanho bastante significativo para a capa, o facto de Cristiano Ronaldo ter sido vítima de perseguição com um raio laser, no jogo Lyon-Manchester United, realizado na quarta-feira anterior, ou seja, já há 2 dias.
A qualificação dos 2 clubes portugueses e a desqualificação do Braga merece apenas uma chamada de atenção, bem junto aos pés de Ronaldo.



As linhas editoriais não devem ser uniformes ou regerem-se por cartilha entre todos os órgãos de comunicação social. Isso seria o oposto à liberdade editorial.

Mas a capa do JN, na minha opinião, demonstra bem a sua posição face ao país e à hierarquia de importância que dá aos vários factos a noticiar.
É só futebol, mas afinal é isso mesmo que está na génese das acusações de Pacheco Pereira e da opinião de muitos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente. Diga bem ou mal. Explique-me.