terça-feira, 24 de agosto de 2010

HOMEM MORRE AOS 175 ANOS de IDADE

Hoje ao assistir ao programa "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão", transmitido na RTP1, estação de serviço público, fiquei mais pressionado nos meus conhecimentos gerais.
foto in Correio da Manhã
Na emissão transmitida (dia 24 de Agosto), umas das perguntas foi qualquer coisa como: que escritor, criador de Huckleberry Finn, morreu em 2010?. Entre as 4 hipóteses lá estava Mark Twain, o escritor que faleceu aos 175 anos. Estranho? Nada disso! A avaliar pela reacção do apresentador, dos concorrentes, dos vários profissionais entre,  gestores, directores, produtores, realizadores, técnicos de som, pesquisa e afins, nada de mais normal.
Reconheço que ao ver a pergunta não consegui precisar o ano da morte do autor, mas facilmente a risada chegou, pois o enquadramento na época de tão conhecido autor, iria sempre para o século XIX ou início do século XX.
Sei que a produção do programa é da responsabilidade da empresa Valentim de Carvalho Televisão a quem a RTP (nós, os nossos impostos, o estado) deve pagar somas consideráveis para produzir este programa pré-gravado (i.e., não é em directo). Penso que a RTP, dentro do seu enorme quadro de pessoal, tenha alguém que faça a pré-visualização de algo encomendado em outsourcing, antes de emitir o programa, ou pelo menos seria expectável que assim fosse. Considero o apresentador conhecedor da cultura em geral.  Entre a gravação do programa e a emissão do mesmo ninguém deu por nada?
Mas tudo isto são suposições que em nada contribuem para aquilo que enriqueceu o meu espólio de conhecimentos. Mark Twain morreu este ano, sem qualquer tipo de referência pelas meios de comunicação social, o que é injusto para um autor que deixou um legado literário fantástico e que ainda por cima morreu aos 175 anos de idade. Um verdadeiro feito. Um verdadeiro serviço público em forma de entretenimento.

1 comentário:

Comente. Diga bem ou mal. Explique-me.