sexta-feira, 19 de setembro de 2008

PORTUGAL É O PRÓPRIO CARTEL

"Sete empresas apanhadas pela Autoridade da Concorrência
Cartelização nas refeições lesa Estado em 172 milhões de euros"
19.09.2008 - 10h30
in PÚBLICO


SITUAÇÃO NORMAL

Este tipo de cartelização de preços é bastante comum em Portugal.
Numa pequena economia como a nossa, onde os entraves administrativos a empresas não sediadas no país é enorme, não permitindo a existência de verdadeira concorrência, e onde a fiscalização é mínima, faz com que estejam criadas as condições para este tipo de prática.

Esta prática também existe noutros sectores e, por vezes, quem a promove e/ou incentiva, são os próprios responsáveis pela aquisição de produtos e serviços.
Por isso, os únicos enganados são os contribuintes e os consumidores (nos casos de outros sectores). Em Portugal, as regras de economia de mercado, como tantas outras, estão viciadas e apenas servem para serem ultrapassadas. Basta pensar que as empresas estrangeiras a actuar em Portugal, na sua grande, grande, grande maioria, são aquelas que conseguiram acordos e benefícios do Estado. Estranho ???

Mas este tipo de burla compensa... Não há penalização, nem responsabilização para os responsáveis do estado que geriram mal os dinheiros públicos e não detectaram tais abusos, nem para empresas.
Não há penalização política, pois a escolha é mínima (PS e PSD).

Com o nosso sistema judicial inoperante, caduco, moroso, tendencioso e viciado, juntando os exemplos recentes de má condução de processos por parte do Ministério Público, tudo se resolverá com acordos e indemnizações dúbias.

Mais um espelho do país, que só não vê quem não quer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente. Diga bem ou mal. Explique-me.